Uma das primeiras cidades do Maranhão, abriga a base área de lançamento de foguetes, muita história, cultura e praias quase intocadas pelo ser humano.
Uma longa viagem de redescobrimento do Brasil como a nossa, sempre revela surpresas ao longo do caminho, principalmente a olhos atentos. E com Alcântara, no Maranhão não foi diferente. Aquelas luzes que vimos no horizonte, desde a capital maranhense São Luiz, clarearam literalmente nossos caminhos. Com o apoio da prefeitura local, através do secretário de turismo Jedson, começamos a entender um pouco da história, do que é considerado um dos primeiros povoados do estado. Ocupado inicialmente pelos franceses, que estabeleceram relação com os nativos Tupinambás, Alcântara, chegou a ser o maior centro produtor da região. E esta riqueza dos tempos áureos esta refletida num casario histórico rico e bem preservado, tombado pelo patrimônio histórico da união. Mas a origem de tanta riqueza, esconde um triste e doloroso período escravocrata, que de certa maneira reflete nos dias atuais. Prova disso e que todo o imenso município possui a maior concentração de comunidades quilombolas de toda a América. E as mãos negras que outrora, calejadas traziam o sustento aos mais abastados, hoje tecem finamente as palhas do buriti, típica palmeira local, transformando-as em bolsas, tapetes e afins que correm todo Brasil e mundo afora. Mais a maior surpresa sem sombra de dúvidas veio através da natureza. Ao passar por perto da Base Militar de Lançamento de Foguetes de Alcântara, todo e qualquer resquício de tecnologia e civilização fica para trás e dezenas de praias agrestes mostram uma beleza até então escondidas para nós. Destaque para o povoado de Vista Alegre, o qual abriga um lugar indescritível de nome Vista del Mar. Administrado por Moisés e família o lugar tira o fôlego de qualquer um literalmente. De cima da altíssima escarpa vislumbrasse um rio de águas límpidas encontrando uma mar igualmente transparente que muda constantemente ao longo de todo o dia, de acordo com o balanço das marés. E olha que por aqui elas, as marés possuem uma das maiores variações do Brasil, chegando a mais de 9 metros de altura. Acampados confortavelmente na frente do mar, com um belo peixe, pescado nas fartas águas ainda preservadas do local, olhamos para as estrelas, para o horizonte além mar, e chegamos a conclusão, de que tudo nesta vida é questão de ponto de vista e atitude. Basta saber escolher qual barco tomar, ou qual foguete subir. O destino cabe a cada um. Gratidão da Família.
Onde Comer : Se bater aquele fome enquanto você percorre as ruas centenárias do centro histórico da cidade, a melhor opção e o Restaurante Colonial, do Nailton e esposa. Além de uma ótima comida, você pode conseguir dicas preciosas sobre lugares escondidos e maravilhosos na região. Agora se forem explorar os mais de 70 kms de praias intocadas o Espaço Vista del Mar, além de acomodação e camping, oferece um menu baseado em frutos do mar fresquinhos, retirados todos os dias, a apenas alguns passos ou remadas dalí. Que o diga o simpático e visionário proprietário Moisés.
Palavras chave: pedalanarbal em família