Na divisa do Maranhão com o Piauí, cerca de 2/3 do Delta do Parnaíba, o único em mar aberto nas Américas, encontra-se Tutóia, suas praias, ilhas, cachoeiras e inúmeros canais recortando uma infinidade de mangues ainda intocados .


A origem mais aceita para a origem do Tutóia, vêm da palavra guarani "totoi", que significa "que beleza!". E a partir do momento que começamos a conhecer esta efervescente cidade de pouco mais de 60.000 habitantes, encravada entre o Delta do Rio Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, seu significado fez todo o sentido para nós. Prontamente assessorados pelo secretário de turismo local Patrick, começamos a desbravar toda a região, que para surpresa nossa ia muito mais além do que dunas, praias e delta. Nosso descobrimento teve início pelo interior, região de rios de águas transparentes, gente humilde e acolhedora e um rico artesanato. Estávamos no Circuito dos Rios. Durante todo o dia tivemos a oportunidade de nos banhar em rios de águas límpidas, cachoeiras, e lagoas transparentes. O ponto alto deste passeio "aquático" foi sem sombra de dúvidas a visita ao Balneário Belas Águas. Mas nem só de cachoeiras e rios vive o interior de Tutóia. Retornando em direção ao centro da cidade paramos na comunidade do Curralinho, e tivemos a oportunidade de conhecer o rico artesanato produzido com a fibra de buriti, palmeira abundante em toda a região recortada por inúmeros rios e riachos. Impressionante foi descobrirmos a quantidade de artefatos produzidos pela associação comunitária local, num curto espaço de tempo. A habilidade e a velocidade no trançar das palhas pelos artesões irmãos Beatriz e James e deixar qualquer um boquiaberto. Tudo bem até então, se não considerarmos as 12, 13 horas de trabalho ininterrupto para dar conta de produzir cerca de 600 cestos, em pouco mais de 10 pessoas durante cerca de 3 meses. Agradecem pelo contrato fechado, que de alguma forma gera renda para a comunidade, mas reclamam dos valores pagos pelo imenso, intenso e delicado trabalho, levado a perfeição. Tutóia é isso. Beleza natural, beleza humana, beleza cultural e artística tudo ao mesmo tempo e já. Fica o convite.
A partir desta semana é terminado um ciclo, dando início a outro. Estamos agora na busca por novos apoiadores e patrocinadores, para que possamos seguir até setembro, concluindo e compartilhando este lindo trabalho pelo Brasil. Interesse e dúvidas basta entrar em contato conosco através de nossas redes sociais, ou por meio do nosso email ([email protected])
 

Agradecimentos : Ao secretário de turismo de Tutóia Patrick pelo apoio fornecido A Pousada Baluarte, pela nossa hospedagem em Tutóia. Ao Jorge, da Jorge Tur, pelo lindo passeio no circuito dos rios. A JJtur pelo passeio pelas dunas, Arpoador e Praia do Amor. Apesar das lagoas que entremeiam as dunas ainda estarem vazias, o visual e um por do sol indescritível por si sós, compensam qualquer ausência.

 

Palavras chave: pedalanarbal em família