O Vento conectando pessoas ao esporte e a Natureza.

Na Praia de Macapá, no pequeno litoral do Piauí, o kite surf promove a inclusão social, e a responsabilidade para com o meio ambiente.


Na linda Praia de Macapá, no município de Luiz Correa, Piauí, no menor litoral do Brasil, vimos como um esporte pode aproximar pessoas, imprimir responsabilidade sócio ambiental e envolver toda uma comunidade. Por indicação conhecemos Vânia, proprietária de uma pousada local, e amante do kite surf, e todo um projeto relacionado ao esporte e a preservação do meio ambiente. O KiteConnect não se restringe apenas a ensinar e dar acesso a este esporte restrito a poucos, devido ao alto custo dos equipamentos, mas como envolver toda a comunidade em ações que visem a melhoria e preservação da natureza privilegiada do local. Atividades como coleta regular de lixo nas praias, mangues e na comunidade em si, além do replantio de espécies típicas de manguezal, nas regiões mais afetadas pelo avanço do mar estão entre as prioridades dos jovens nativos do local. Afinal de contas, a Praia de Macapá, esta entre os lugares da costa brasileira ameaçada de desaparecer durante a subida dos mares, nas atuais mudanças climáticas pelo qual nosso planeta vem passando devido a ganância e imprudência do homem para com a Grande Pacha Mama. Este esporte, altas já levou muitos dos jovens nascidos ali a conhecer outras partes do mundo. O fato é que fomos adotados pela pequena e linda comunidade, repleta de gente boa e acolhedora. Nesses encontros tivemos a oportuni8dade de ficarmos amigos do mítico Big Z e toda sua família, do Helder da Pousada Recanto dos Poetas, da Marli, do restaurante homônimo e do Mike e da Belém da Pousada Kiterinha. Através destas pessoas podemos conhecer mais e profundamente toda a comunidade e nos sentirmos, mesmo que por pouco tempo "moradores locais". Mais uma vez, o kite surf fez-nos conectar com pessoas, com o mundo e com o meio ambiente.

Infelizmente após nossa partida deste local, tivemos a triste notícia da partida prematura no nosso amigo carismático Big Z. De energia e alegria impar e contagiante, Big Z juntamente com sua esposa Conceição gerenciam dois restaurantes, sendo um deles a famosa Churrascaria do Big Z, onde segundo ele carneiro e outras carnes assadas, "...só na Ana Maria Braga e aqui no Big Z!!!". E, nosso amigo não teve oportunidade de ir na apresentadora local, mas sua simpatia e seus sabores sempre vão estar conosco a partir de agora. Boas ondas ai em cima Big Big.
Onde ficar e comer : Além da famosa panelada (dobradinha), bode, e outras carnes típicas locais do Big Z, o Restaurante da Marli, é uma ótima opção, para quem busca uma comidinha bem feita, com extrema qualidade. Agora quando o assunto é hospedagem a Pousada Recanto dos Poetas gerenciada por Helder e família é uma ótima opção com preços justos. Outra opção e a Pousada Kiterinha, gerenciada pelo suíço Mike e sua esposa argentina Belém. Além de confortável, você pode conseguir ótimas dicas relacionadas ao local e ao Kite Surf.
 

Palavras chave: cicloturismo viagem pelo brasil viagem de carro